DIETA DA FRUTA

DIETA DA FRUTA

A dieta das frutas é famosa por prometer perdas de peso de até 9Kg em menos de uma semana. A promessa é bastante ousada, mas será que é verdadeira? Será que funciona mesmo? Como deve ser feita esta dieta? Basicamente, a dieta da fruta apesar de prometer esta perda de peso relativamente alta, se comparada a outras, tem um embasamento científico. Ela foi criada pelo nutricionista americano Jay Robb. Ele se valeu do fato de as frutas serem alimentos de baixa caloria, tem fibra, minerais, dão uma sensação de saciedade, além de serem na sua maioria saborosas e a grande maioria das pessoas gostarem de ingeri-las. Independentemente da dieta e do objetivo, é importante ingerir frutas em qualquer época da vida, por seus já comentados benefícios.Mas quando falamos especificamente da dieta da fruta, é importante salientar que ela deve ser feita apenas por pessoas saudáveis e com acompanhamento e prescrição de um médico ou nutricionista.

COMO FUNCIONA A DIETA DA FRUTA

Basicamente o único alimento que não seja fruta a entrar nesta dieta são as proteínas animais, que devem ser ingeridas no almoço e na janta. Geralmente se utiliza as carnes magras no almoço e os derivados do leite na janta. Fora isso a alimentação é restrita a frutas durante o dia todo. É aconselhável que esta dieta seja seguida por no máximo 10 dias, devido a sua alta restrição de outros grupos alimentares. Deve-se também tomar no máximo 1 xícara de café por dia.

IMPORTÂNCIA DAS CORES

As frutas tem na sua cor, um grande sinal de qual é seu ponto forte. Frutas vermelhas, por exemplo, são ricas em licopeno, que possui alto teor de vitamina C, que funciona como um antioxidante natural e combate o estresse. Portanto essenciais nesta dieta. Frutas verdes possuem clorofila que é um importante energético. Elas devem ser consumidas principalmente no lugar dos carboidratos. Frutas brancas possuem flavina, que atua no metabolismo das proteínas e ajuda na manutenção de ossos e dentes. Frutas roxas tem antocianina, que é um pigmento ligado à vitamina B1, conhecida como “vitamina da disposição”. Frutas amarelas e as laranjas possuem betacaroteno, que atuam na síntese do colágeno que são responsáveis por manterem a pele, o cabelo e os tecidos saudáveis. Esta dieta também é muito utilizada para a desintoxicação sazonal do corpo. Mas como nada é perfeito é fundamental avaliarmos os prós e contras desta dieta e os grupos mais indicados a executá-la.

PRÓS DA DIETA DA FRUTA

Por ser uma dieta baseada em frutas, que trazem inúmeros benefícios para o corpo, ela é bastante recomendável. Outro pró é a rapidez em perder peso que ela traz. Resumidamente ela é bastante aconselhável para pessoas saudáveis, que queiram perder peso rapidamente de uma forma prática e relativamente barata.

CONTRAS DA DIETA DA FRUTA

Por ser uma dieta altamente restritiva, sua duração é relativamente baixa, e a manutenção do peso após terminar se torna difícil e requer muita disciplina. Além disso, ainda devido a sua alta restrição, ela pode vir a causar tonturas, fraquezas, cansaço e indisposição. Caos isso aconteça é aconselhável interrompê-la. Definir se ela é adequada ou não para você é tarefa para um médico ou um nutricionista, portanto não a faça sem consultar tais profissionais.

Deixar uma resposta